APRESENTAÇÃO:
A sociedade que hoje vivemos apresenta-nos novos espaços que tentam propiciar a integração do sujeito numa sociedade globalizada, onde a ciência e a tecnologia surgem homogeneizando hábitos e pensamentos.
Essas mudanças permitem-nos perceber a ocorrência de um reordenamento de espaços, bem como alterações nos modelos explicativos de mundo que atingem profundamente a consciência e a ação do sujeito na tensão entre o individual e o comunitário, o global e o particular. Dowbor alerta-nos para o cuidado de se perceber esse novo movimento:
Daí a necessidade de substituirmos a visão de que “tudo
se globalizou“ por uma melhor compreensão de como os
diversos espaços do nosso desenvolvimento se
articulam, cada nível apresentando os seus problemas e
as suas oportunidades, e a totalidade representando um
sistema mais complexo.1
É neste cenário de rápidas transformações que se situa o pensamento contemporâneo, possuidor de uma pluralidade de perfis e tendências que correspondem aos tipos de racionalidade atualmente vigentes em nossa sociedade. Essa pluralidade de perfis e tendências e o contexto sócio-econômico global redefinem a finalidade e relevância da escola, da educação.
Junto ao processo de reorganização do mundo nos parâmetros globais, surge a urgente necessidade de se trabalhar acerca de um processo de localismo que neutralize o poder da globalização, muitas vezes apresentando-nos como
devastador. Para tanto, o papel das instituições de ensino, deve ser o de contribuir na formação de um novo profissional voltado para o exercício da cidadania, tendo como principal referência a comunidade onde a escola se insere, ou seja, o seu “entorno”.
Assim, considerando que a escola tem um importante papel a desenvolver na formação de jovens capazes de trabalhar com múltiplas linguagens e variadas formas de percepção, sabendo fazer uma leitura da realidade nas suas
contradições, na sua ambigüidade, deve ser possibilitado a eles a compreensão do conhecimento, estando sempre em construção, onde a ação humana torna-se um movimento constante. Nesse sentido, segundo Wolf:
Uma comunidade de estudos difere de todos os outros
tipos de comunidade política, a comunidade religiosa, a
trabalhadora ou a comunidade artística, no caráter de
suas metas coletivas e das formas de atividade e
organização que daí fluem. A universidade é uma
comunidade devotada à preservação e ao avanço do
conhecimento, à procura da verdade e ao
desenvolvimento e ao prazer dos poderes intelectuais do
homem.2
É neste contexto de redefinições de tempo e de espaço, que se situa a preocupação central da UNIVERSO: construir um curso de enfermagem atualizado com as novas exigências do mundo contemporâneo, porém, atento e ciente de que para essa construção é necessário, primeiramente, partir da necessidade local.
A Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – é uma instituição nacional com a missão de promover a formação integral do homem, garantindo a oportunidade de educação para todos, fundamentada nos valores éticos e morais e
compromissada com as responsabilidades sociais da comunidade na qual se insere…
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