Na sociedade do conhecimento, a Universidade tem papel de destaque, visto que é o lócus tradicional da produção do conhecimento. Nesta perspectiva, as políticas de pesquisa / iniciação científica da UNIVERSO buscam contribuir para a concretização e o fortalecimento do papel social da Comunidade, não só pela contribuição na formação acadêmico-profissional ou pelo desenvolvimento do conhecimento científico, mas também pela relevância social de seus projetos de pesquisa / iniciação científica. Desta forma, reconhece que a qualidade acadêmica é caracterizada pela integração entre ensino, pesquisa e extensão, orientada pelas demandas da sociedade na qual está inserida. Sendo assim, propõe políticas de pesquisa / iniciação científica que têm por finalidade:
- Estimular a atividade de pesquisa / iniciação científica, entendendo esta, como mecanismo de transferência de conhecimento para a sociedade e de contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural.
- Reforçar o papel da pesquisa / iniciação científica, nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu como o grande diferencial de sua qualidade acadêmica.
- Promover a pesquisa / iniciação científica consoante os eixos temáticos que norteiam a pesquisa / iniciação científica da graduação e as áreas e linhas de pesquisa / iniciação científica dos seus programas de pós-graduação.
- Estimular a produção discente integrada à produção docente.
- Fomentar práticas pedagógicas que pontuem e valorizem iniciativas de permanente associação do ensino à pesquisa / iniciação científica.
- Desenvolver pesquisa / iniciação científica integrada aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e às atividades de extensão universitária.
- Estimular o Programa de Iniciação Científica.
As políticas de pesquisa / iniciação científica na UNIVERSO têm seu alicerce na concepção educacional proposta pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) que estrutura suas bases curriculares pelo paradigma da Troca Dialógica, reconhecendo que as ações de ensino são resultantes da inter-relação entre os programas de pesquisa / iniciação científica e extensão, definindo eixos temáticos que norteiam as pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação. Neste contexto, os eixos temáticos são:
- Democracia, cidadania e responsabilidade social.
- Ética e direitos humanos.
- Políticas públicas: educação, saúde e segurança.
- Pluralidade cultural e discriminação.
- Meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
- Inovação e tecnologia.
- Interação universidade-sociedade.
A Universidade Salgado de Oliveira, através de sua Pró-Reitoria de Pesquisa / iniciação científica Universitária oferece uma série de oportunidades de apoio às ações de pesquisa / iniciação científica, incluindo o fomento a partir de editais. Ações de pesquisa / iniciação científica reconhecidas pela UNIVERSO podem concorrer a esse apoio e fazem jus à certificação autorizada pela Pró-reitoria.
Os processos de registro, certificação e fomento estão interconectados, dependem de atos de diferentes instancias e seguem fluxos administrativos específicos. Embora esses fluxos sejam usualmente simples, nem sempre eles são compreendidos na integra pelos atores que, de algum modo, estão neles envolvidos.
Os principais atores desses fluxos incluem: (1) os docentes ou colaboradores; (2) os Dirigentes; (3) os Gestores de Curso; (4) os Estudantes, que podem ser estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação.
Os fluxos administrativos mais acionados na UNIVERSO em relação ao desenvolvimento das ações da pesquisa / iniciação científica universitária, e que estão incluídos neste Manual, se referem: (A) ao processo de registro das ações de pesquisa / iniciação científica; (B) ao processo de certificação das ações de pesquisa / iniciação científica; (C) à participação nos programas institucionais. O processo de oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu também representa um fluxo importante de pesquisa / iniciação científica universitária da UNIVERSO.
DIRETRIZES DE PESQUISA / INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Baseados nos grandes temas citados, através da Gestão do Curso, do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Colegiado do Curso e em conformidade com sua estrutura curricular, os cursos de graduação, a partir dos eixos temáticos citados, criam linhas de pesquisa / iniciação científica que norteiam seus projetos. Para efetividade e dinamização da pesquisa / iniciação científica institucional, propõem-se os itens abaixo relacionados.
Pesquisa / Iniciação Científica Integrada ao Ensino
Entendendo a pesquisa / iniciação científica como atividade integradora entre teoria e prática, as disciplinas a ela vinculadas têm, como objetivo, instrumentalizar o corpo discente de técnicas e métodos de pesquisa / iniciação científica. Os docentes executam práticas de pesquisa / iniciação científica, trazendo à sala de aula temas inovadores agregados às linhas de pesquisa / iniciação científica norteadoras do curso. A atividade de pesquisa / iniciação científica vinculada ao ensino tem, como proposta, desenvolver habilidades e competências que oportunizem os discentes:
- Reconhecer os fundamentos da construção do conhecimento científico.
- Envolver o conhecimento científico ao método científico e procedimentos e técnicas de pesquisa / iniciação científica.
- Compreender as fases da investigação científica: planejamento, elaboração do projeto de pesquisa / iniciação científica, execução, análise dos dados, divulgação.
- Entender os passos necessários para produção dos principais gêneros acadêmicos: resumo, resenha, artigo científico, projeto de pesquisa / iniciação científica, monografia, relatório de pesquisa, relatório de estágio.
- Distinguir as diferenças entre linguagem científica e linguagem comum.
- Capacitar para elaboração da redação do trabalho de conclusão de curso.
Pesquisa Integrada ao Programa de Iniciação Científica – PIC
A política do Programa de Iniciação Científica – PIC da UNIVERSO- se consolida em dois princípios: o científico, que concretiza a construção da ciência e o educativo que apoia as atividades de ensino, impulsionando a atitude de questionamento diante da realidade e promovendo a independência intelectual.
Ao estabelecer a política de integração da pesquisa / iniciação científica com o ensino e a extensão como estratégia pedagógica, o PIC cumpre as Diretrizes do Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação que propõem a formação integrada, visando à autonomia intelectual necessária ao questionamento crítico das situações do cotidiano e do ambiente social no qual interagem e a estabelecer valores éticos na sua formação enquanto pesquisador, de forma que sua pesquisa possa construir caminhos que levem a reconhecer e isolar ideias pré-concebidas e preconceitos pessoais, possibilitando a construção de um trabalho científico digno e ético.
O PIC-UNIVERSO reúne o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que é fomentado através do Projeto Talento UNIVERSO e de voluntários de Iniciação Científica. A seleção dos alunos se realiza, anualmente, através de seu Edital, obedecendo à Resolução Normativa CNPq nº 017/2006. O Programa tem como metas:
- Constituir-se em uma oportunidade para o estudante elaborar uma reflexão na área de seu interesse pessoal, profissional e/ou acadêmico por meio do seu envolvimento no processo investigatório;
- Formar pesquisadores capazes de articular relações de síntese, análise e interpretações em um âmbito interdisciplinar de construção do conhecimento;
- Instrumentalizar o estudante nas técnicas, métodos e equipamentos concernentes ao campo de pesquisa / iniciação científica ao qual o seu objeto de interesse esteja relacionado, de forma a capacitá-lo a resolver situações problemas, elaborar diagnósticos, programar soluções novas e criativas, avaliar riscos e possibilidades, buscando adequação com a realidade social, econômica e cultural brasileira;
- Possibilitar o desenvolvimento de autonomia intelectual e de pesquisa / iniciação científica necessários ao questionamento crítico das situações do cotidiano e do ambiente social no qual interagem;
- Aprofundar a reflexão referente aos valores éticos na sua formação enquanto pesquisador, de forma que a contribuição de sua pesquisa / iniciação científica possa construir caminhos alternativos que levem a transformações nas relações que se estabelecem no seu exercício enquanto profissional e na sociedade.
Pesquisa / iniciação científica Integrada ao Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC consiste em um dos momentos nos quais o aluno apresenta os conhecimentos teóricos acumulados ao longo do curso de graduação. A execução de um TCC exige planificação pormenorizada, pesquisa / iniciação científica aprofundada, levantamento bibliográfico, coleta de dados, desenvolvimento textual pertinente e estritamente ligado ao tema eleito.
Assim, temos como proposta que o TCC esteja vinculado às linhas de pesquisa / iniciação científica do curso e que os professores estimulem os alunos a desenvolver seu trabalho a partir da participação nos projetos de iniciação científica e, ainda, que utilizem os dados/informações gerados nos projetos de extensão.
Formas de Implementação do Programa de Pesquisa / Iniciação Científica
As atividades do programa de pesquisa / iniciação científica se configuram principalmente através da Pesquisa integrada ao ensino, aos Projetos de Iniciação Científica e aos Grupos de Pesquisa, a saber:
- Atividades de pesquisa integrada ao ensino
Serão executadas pelos professores dentro de uma ou mais disciplinas do período letivo, através do Trabalho Discente Efetivo (TDE) – Modalidade Presencial – e dos Fóruns e trabalhos práticos desenvolvidos – Modalidade EaD.
- Atividades de pesquisa integrada à Extensão
Serão executadas pelos professores dentro de um ou mais projetos de extensão que buscam pesquisar e aplicar a proficiência da prática acadêmica junto a comunidade externa ou interna
Com a orientação de um professor pesquisador, os alunos serão incentivados e orientados para a realização dos Projetos de Iniciação Científica, de forma que estes projetos se desenvolvam para elaboração do TCC.
- Grupos de Pesquisa
Com a orientação de um professor pesquisador, os alunos serão incentivados e orientados em grupos de pesquisa em torno de um tema delimitado.
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ESTÍMULO A PESQUISA / INICIAÇÃO CIENTÍFICA
As políticas institucionais de apoio aos corpos docente e discente se encontram consolidadas, por um processo de continuidade às políticas já desenvolvidas na Universidade Salgado de Oliveira – Campus Belo Horizonte, sendo dinamizadas com objetivo de estimular e consolidar a produção científica, cultural, artística e tecnológica.
A UNIVERSO possui a infraestrutura necessária para realização de pesquisa / iniciação científica através dos espaços destinados a este propósito, além de suas clínicas e laboratórios. Para efetividade dessas ações, os docentes e discentes contam ainda com:
Portal de Publicações
O portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), distribuído no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O Objetivo do Portal de Publicações UNIVERSO é sustentar e solidificar uma política de incentivo à publicação que confira autonomia às revistas em relação às produções realizadas nas diversas áreas do conhecimento, nas pesquisas dos Projetos de Iniciação Científica e nos Projetos de Extensão.
Ressalta-se que a UNIVERSO – ASOEC é autora corporativa já está cadastrada no ISSN 2179-1589, e qualificada como B4 na plataforma Sucupira.
Coerente com as políticas institucionais o PORTAL DE PUBLICAÇÕES UNIVERSO, objetiva contribuir para a concretização da divulgação dos projetos de iniciação científica, dos projetos de extensão das pesquisa realizadas no âmbito do ensino da graduação e pós-graduação presencial e a distância. Ainda através do Portal os diversos editores das diversas revistas fazem intercambio com o objetivo de divulgação nacional dos trabalhos.
Nesta perspectiva a REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO – Belo Horizonte, tem todos os processos de editoração e publicação próprios. As revistas hospedadas no portal são de responsabilidade dos editores, ou seja, todo o processo de publicação está vinculado aos editores de cada revista. São elas:
- REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
- REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO – BH
- REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO – GOIÂNIA
- REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO – SÃO GONÇALO
- REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO JUIZ DE FORA
- REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO RECIFE
- REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES
- REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO SALVADOR
- PESQUISA & EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA-RIGD
- REVISTA DE ESTUDOS AMERICANOS
- CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA – JOURNAL OF STUDIES AND RESEARCH
- DIREITO EM CONSTRUÇÃO
- REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS
Na Revista de Trabalhos Acadêmicos – UNIVERSO BH temos um alto índice de publicações docentes e discentes, a saber:
Ano | Número de Publicações |
2019 | 36 |
2018 | 161 |
2017 | 448 |
2016 | 181 |
Cabe ressaltar que a Universo BH possui um alto índice de publicações docentes:
Livros
A Universidade Salgado Oliveira (ASOEC-UNIVERSO) está registrada como editora com ISBN 87879. Para estabelecer os padrões de qualidade na publicação de livros A ASOEC-UNIVERSO, tem como objetivo dar suporte aos autores do Brasil.
Através dos seus Programas stricto sensu, mantém conselho editorial formado por Doutores de diversas áreas do conhecimento, que tem como objetivo dar alicerce acadêmico aos autores.
Os autores têm total independência editorial e são responsáveis pelos conteúdos e pesquisa / iniciação científicas publicados sobre sua autoria.
Trabalhos dos Eventos
A publicação de trabalhos apresentados nos eventos, nas diversas áreas de conhecimento, é feita pela REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Brasil) e REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO – Belo Horizonte. Destaque deve ser dado à Semana de Extensão e Jornada Científica, realizada anualmente, quando os participantes do Programa de Iniciação Científica e Projetos Extensão apresentam os projetos desenvolvidos na instituição. O evento conta com palestras e mesas temáticas, sendo realizadas, concomitantemente, apresentações de trabalhos em forma de painel e oral, por alunos de graduação e pós-graduação, sobre temas que abrangem diferentes áreas do conhecimento. É destinado a pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes de qualquer área do ensino superior e membros da comunidade.
Corpo Editorial e Comissão de Avaliação
De acordo com sua área de conhecimento, os docentes fazem parte do corpo editorial e como avaliadores das Revistas do PORTAL DE PUBLICAÇÕES UNIVERSO.
Comitê de Ética em Pesquisa / Iniciação Científica em Humanos
Ofício de aprovação nº 2966/CSN/GM/MS e cadastrado na PLATAFORMA BRASIL – constituído pela Instituição e tem caráter multidisciplinar, incluindo a participação de profissionais da área da saúde, das ciências sociais e humanas e usuários da Instituição. Os docentes participam como relatores.
O CEP/UNIVERSO / ASOEC está sediado em Niterói, mas mantém relatores da UNIVERSO, por orientação do CONEP não foi considerada a abertura de um Comitê de Ética em Pesquisa / iniciação científica em Humanos exclusivo para a UNIVERSO BH, uma vez que o mesmo não teria um mínimo de 15 projetos mensais para avalição como recomenda o CONEP.
Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos (META)
Tem como objetivo oferecer subsídios aos estudantes de graduação e de programas de pós-graduação quanto à elaboração de projetos de pesquisa / iniciação científica, construção de relatórios de pesquisa / iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, bem como apresentação de trabalhos científicos em eventos.
Portal de Periódicos CAPES
O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza, às instituições de ensino e pesquisa no Brasil, o melhor da produção científica internacional. Ele conta, atualmente, com um acervo de mais de 35 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Além do liberado normalmente para todas as Universidades, encontra-se disponível, especificamente para a UNIVERSO – 63 Bases de Dados, onde é possível a pesquisa / iniciação científica em artigos completos e livros. Para consulta, basta acessar PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES e informar o nome da Base de Dados no item Buscar Base.
Articulação com Temas Transversais
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação, com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Salgado de Oliveira e buscando atender aos Requisitos Legais e Normativos do Ministério da Educação, MEC, as atividades de PESQUISA / INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UNIVERSO, campus Belo Horizonte, desenvolvem ações nas áreas de Educação Ambiental (Decreto no 4.281 de 25/06/2006 que regulamentou a Lei 9.795 de 27/04/1999); no debate acerca das Relações Étnicas Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CNE nº 1 de 17/06/2004); Direitos Humanos e de Cidadania (CNE/CP nº 1 de 30/05/2012); da Educação Inclusiva dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais (o Decreto Nº 5.626 de 22/12/ 2005) e Transtorno do Espectro Autismo (Lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012); na busca pela consolidação de um projeto transversal de ensino.
Essas atividades, além de estarem efetivamente incorporadas como componentes curriculares nos diferentes cursos, compondo o conjunto de temas envolvidos como práticas pedagógicas voltadas para o ensino, são também dinamizadas em diversos projetos de pesquisa / iniciação científica da Universo.
Na publicação REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO – BH, os artigos, resumos, resenhas e cartilhas são organizados por Temas Transversais a saber:
- EDUCAÇÃO EM RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
- POLÍTICA E CIDADANIA
- SAÚDE: PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
- ARTE E CULTURA
- VIOLÊNCIA URBANA
- PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ATRIBUIÇÕES
GESTOR DE PESQUISA / INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O Gestor de Pesquisa / iniciação científica é o responsável institucional pelo cumprimento dos objetivos da ação e pela condução dos procedimentos necessários à execução do plano de trabalho da pesquisa / iniciação científica. Pode ser Gestor de Pesquisa docentes e colaboradores, na medida em que possuam formação superior. Cabe ao gestor de pesquisa / iniciação científica as responsabilidades associadas aos processos de registro, implementação e finalização da ação. A implementação representa a fase de execução da ação de pesquisa / iniciação científica de acordo com a proposta aprovada na instância competente. O Gestor de Pesquisa / iniciação científica é o responsável institucional pelo cumprimento dos objetivos estabelecidos na proposta e pela condução dos procedimentos necessários à sua consecução.
GESTOR DE CURSO
O escopo deste Manual inclui os gestores de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu da UNIVERSO. Os Gestores de Curso de Graduação e Pós-Graduação, entre outras competências, presidem as reuniões dos respectivos colegiados de curso, órgãos aos quais compete, entre outras funções: fixar diretrizes e orientações didáticas para o respectivo curso ou programa, visando garantir sua qualidade didático-pedagógica, e planejar, semestralmente, sua oferta. No caso dos cursos de graduação, o gestor deve ficar atento aos programas de extensão previstos no Projeto Pedagógico de Curso – PPC – de seus respectivos cursos.
É de competência do gestor de curso, segundo artigo 46 do Regimento Geral da Universidade:
I – Elaborar Plano de Gestão Anual estabelecendo as metas a serem desenvolvidas em consonância com o PDI e PPI aprovando junto à Direção Geral. No Plano devem ser previstas as metas de Ensino, Pesquisa / iniciação científica e Extensão.
(…)
XVII- promover eventos para a divulgação científica institucional;
(…)
XIX – coordenar a organização das atividades de extensão, tais como: eventos, semanas de estudos, ciclos de debates, pesquisa / iniciação científica e outros;
DIRETOR DE CAMPUS
O escopo deste Manual inclui os diretores das Unidades Universitárias, que dentre outras competências, convoca e preside as reuniões de colegiado, apreciar e avaliar continuamente propostas, planos, programas e projetos – de pesquisa / iniciação científica, criação e inovação e de extensão; e de educação permanente.
DOCENTES
O escopo deste Manual inclui os docentes da Universo, que dentre outras competências, podem propor e executar ações de pesquisa / iniciação científica.
ESTUDANTES
As responsabilidades dos estudantes para obtenção de certificação de pesquisa / iniciação científica, seja como membro externo, seja como membro da equipe executora, incluem a prestação de informações corretas no momento de sua inscrição na ação ou de sua indicação pelo gestor (no caso de membro da equipe executora) e a participação na ação atendendo aos critérios previstos. Eles podem incluir frequência e avaliação de aproveitamento.
FLUXO DE TRABALHO
As atividades de Pesquisa / iniciação científica utilizam os formulários do ANEXO para a devida proposição, registro e finalização das atividades.
Os formulários ficam disponíveis também no Espaço do professor. As propostas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]
PROGRAMA DE ESTÍMULO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Conforme previsto em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, para o estabelecimento de sua política de investigação científica, a UNIVERSO concebe a pesquisa / iniciação científica a partir de quatro vertentes:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
Os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC apresentados pelos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, elaboradas pelos alunos, sob a orientação de professores, são no formato de artigo científico. Aos melhores trabalhos é reservado um espaço para apresentação no Seminário de Extensão e Pesquisa – SEMEX publicação na revista eletrônica da Instituição que realiza a publicação das produções científicas apresentadas no SEMEX na forma de anais;
PESQUISA / INICIAÇÃO CIENTÍFICA INDIVIDUAL
Pesquisa / iniciação científica individual do corpo docente por meio de projetos com característica de inovação científica e tecnológica que contribuam para a produção de novos conhecimentos e formação de recursos humanos qualificados, obrigatoriamente desenvolvidos pelos professores vinculados aos grupos de pesquisa / iniciação científica cadastrados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq;
PESQUISA / INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA
Pesquisa / iniciação científica em sala de aula para fundamentar o desenvolvimento de atitudes científicas com as quais se construirá o aprendizado significativo por parte dos alunos;
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Programa de Iniciação Científica, cujo objetivo é despertar a vocação científica na Instituição e incentivar potenciais talentos entre estudantes dos cursos de graduação para participarem de projetos orientados por professores pesquisadores qualificados, além das pesquisas / iniciação científicas voltadas para a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso.
O Programa de Iniciação Científica da UNIVERSO tem por objetivo estimular a participação dos alunos da graduação nas atividades de pesquisa / iniciação científica, iniciando-os no processo de investigação em suas áreas de conhecimento e preparando-os para o acesso à pós-graduação. Busca despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos dos estudantes. Os resultados dos projetos de iniciação científica são apresentados anualmente no Seminário de Extensão e Pesquisa.
Número de Projetos de Iniciação Científica da Universo Belo Horizonte:
O aluno integrante do Programa vincular-se-á a um projeto, sob a orientação de um professor, que tem a tarefa de selecioná-lo observando os seguintes critérios:
1. Desempenho acadêmico do estudante;
2. Disponibilidade de tempo;
3. Adequação dos propósitos do aluno concorrente ao projeto.
REQUISITOS DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: os projetos de iniciação científica devem contar com as seguintes divisões:
- Introdução;
- Objetivos;
- Descrição da metodologia adequada aos objetivos;
- Detalhamento da forma de abordagem dos sujeitos de pesquisa;
- Estratégias para o esclarecimento dos sujeitos de pesquisa;
- Liberdade de escolha no processo de consentimento;
- Cronograma;
- Orçamento, devendo ser cadastrado na PLATAFORMA BRASIL, para avaliação pelo Comitê de Ética da UNIVERSO/BH, antes do início da pesquisa / iniciação científica, em caso de pesquisa de campo ou quando necessário.
PASSO A PASSO
1) O pesquisador deve, inicialmente, realizar cadastro pessoal junto à Plataforma Brasil, através do sítio eletrônico:
http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf
2) O cadastro na Plataforma Brasil é obrigatório em todo o Brasil, e o pesquisador poderá submeter projetos para análise somente após cumprir seu cadastramento. Isso ocorre porque os projetos de pesquisa / iniciação científica devem estar em conformidade com a Resolução CNS nº 466/12, para a área da Saúde, além da Resolução CNS nº 510/16, para as áreas Social e Humana. Sugerimos a leitura destas resoluções acima e também da Norma Operacional CNS nº 001/2013, que detalha o funcionamento operacional dos Comitês de Ética e orienta os pesquisadores responsáveis quanto à documentação necessária em um projeto de pesquisa / iniciação científica, para que seja submetido na Plataforma Brasil.
3) Para constituir o Projeto de Pesquisa / iniciação científica, o pesquisador deve ajustá-lo ao modelo disponível no sítio eletrônico da Universo, inserto abaixo, e buscar o campo INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
4) Depois de formatar o projeto no modelo proposto pelo Comitê de Ética, o pesquisador deverá cadastrar, por meio de seu login e senha, na PLATAFORMA BRASIL, o projeto de pesquisa / iniciação científica. Todo o processo é digitalizado, ou seja, no site do sistema. O pesquisador, nesse momento, deve estar de posse de arquivos eletrônicos de todos os documentos pertinentes, como o TCLE, o próprio projeto e as autorizações acadêmicas pertinentes. IMPORTANTE: o pesquisador responsável sempre será o professor orientador do trabalho, sendo o pesquisador-aluno assistente de pesquisa / iniciação científica.
5) O próprio sistema da Plataforma Brasil encaminhará os documentos pertinentes do projeto de pesquisa / iniciação científica ao Conselho de Ética, para providências que se fizerem necessárias, como correções ou autorizações de prosseguimento.
SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E PESQUISA
O Seminário de Extensão e Pesquisa – SEMEX foi concebida em 2006 como um evento capaz de apresentar à comunidade acadêmica, uma amostra das realizações científicas de professores e alunos dos diversos cursos mantidos pela UNIVERSO BH oportunizar intercâmbio acadêmico com membros de outras instituições de ensino superior e de pesquisa do País. A Reunião é composta de sessões de conferências, mesas-redondas, debates, comunicações orais e exibição de painéis, contendo sempre a apresentação de projetos ou resultados de pesquisa / iniciação científicas. Tem sido crescente o número de trabalhos e de alunos, professores e pesquisadores.
As chamadas de trabalhos científicos são realizadas em quatro áreas do conhecimento (Ciências Exatas e Tecnológicas; Jurídicas e Empresariais; Saúde; e Sociais e Educação). A aceitação dos referidos trabalhos condiciona-se à análise da Comissão Científica do Evento, formada por professores-pesquisadores da Instituição e, quando aprovados, passam a integrar a programação do Evento, publicados na revista eletrônica e disponibilizados na biblioteca. A programação das Reuniões realizadas e seus respectivos Anais, encontram-se à disposição da comunidade acadêmica na biblioteca da Instituição.