O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma pratica educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Atividades Complementares às grades dos cursos de graduação.
Na atual conjuntura, além de conhecimentos acadêmicos, uma constante análise da realidade e reflexões à respeito do cotidiano devem ser levados em consideração no processo de formação dos discentes pelas IES’s. Por essa razão, as Diretrizes Curriculares para os Cursos, definidas pelo Ministério da Educação – Conselho Nacional da Educação (PARECER N.º:CNE/CES 492/2001º) define:
Flexibilidade dos currículos plenos, integrando o ensino das disciplinas com outros componentes curriculares, tais como: oficinas, seminários temáticos, estágio, atividades complementares.
As atividades complementares visam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e são consideradas como complementação dos currículos dos cursos de graduação, conforme diretrizes do Ministério da Educação:
As atividades complementares curriculares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a pratica de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. (Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino de Educação: 134 de 04/06/2003)
As atividades complementares permitem ao acadêmico realizar trabalhos práticos ligados à profissão que escolheu, desde o primeiro semestre do curso. Neste contexto, a UNIVERSO BH, através da Gestão dos Cursos, busca fortalecer a articulação teórico-prática no processo da formação profissional, criando espaços através de atividades extracurriculares, pesquisa e extensão realizadas dentro ou fora da IES, que fomentem a construção de competências e habilidades técnico-operativas, compondo assim o perfil esperado para seus egressos, que deve estar coerente com o projeto teórico-metodológico e ético-político de cada profissão.
JUSTIFICATIVA
As atividades extracurriculares, pesquisa e extensão têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem privilegiando a contemplação da formação social e profissional. Nos Cursos da UNIVERSO, campus Belo Horizonte, essas atividades são caracterizadas das mais distintas formas, de acordo com o projeto pedagógico de cada Curso.
Considerando as atividades complementares como mecanismos acadêmicos que favorecem a articulação da teoria com a prática, da pesquisa com a intervenção social, da discussão temática e atendimento a demandas emergentes, os alunos são incentivados pela gestão dos cursos a participarem de eventos com o objetivo de promover a diversidade e pluralidade das atividades. Neste sentido o professor assume papel fundamental, uma vez que nas atividades rotineiras realizadas em sala essas podem se concretizar.
DIRETRIZES DE IMPLEMENTAÇÃO
As atividades complementares podem ser desenvolvidas dentro da própria Instituição. Os docentes, em seus trabalhos de avaliação cotidiana, podem se tornar facilitadores no cumprimento dessa carga horária complementar pelos alunos, através do desenvolvimento das seguintes atividades:
- Atividades de Monitoria;
- Atividades de Extensão;
- Atividades de Pesquisa;
- Projetos Específicos (Gincanas, campeonatos, teatro, ação social, visitas técnicas, oficinas etc.)
- Apresentação de Seminários e de TCC;
- Publicação de Produção Científica (grupo de estudos com produção de artigo científico).
- Palestras e Encontros;
- Programas Especiais de Capacitação Discente;
- Etc.
Além das atividades relacionadas acima, outras poderão ser consideradas, desde que submetidas à apreciação e aprovação da Gestão de Curso – que irá analisar a pertinência do evento e da carga horária (ver quadro das atividades complementares de cada curso).
As atividades complementares estão devidamente institucionalizadas através da apropriação realizada pelos docentes da Universidade Salgado de Oliveira, uma vez que a aderência à formação geral e específica do discente, a diversidade e formas de aproveitamento constam no programa das disciplinas do Projeto Pedagógico dos Cursos, bem como nos Planos de Ensino dos professores, com objetivo de enriquecer a formação e fomentar a autonomia discente.
A Universidade Salgado de Oliveira faz uso de mecanismos exitosos e inovadores na regulação, gestão e aproveitamento das atividades complementares, pois faz uso de sistemas informatizados e Aplicativos de Celular para a gestão das horas e seu aproveitamento.
Para cômputo da carga horária das Atividades Complementares, o aluno deve entregar ao gestor do curso os comprovantes de participação nos eventos, através do Aplicativo “MEU UNIVERSO” disponível na AppStore e na Google Play.
Desta forma é de extrema importância que o professor responsável pela atividade assine e valide através do formulário de participação em evento, a atividade realizada pelo aluno, que será apresentada no até o último período do curso ao gestor de Curso através de:
1) Cópias dos certificados e/ou declaração de participação, junto de seus respectivos originais para conferência e validação.
2) Preenchimento do Formulário de Atividades Complementares e Extensionistas e Culturais através do aplicativo UNIVERSO BH e protocolo desta ação via APP “Meu Universo”.
A carga horária das atividades complementares é determinada de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, baseadas nas diretrizes do Ministério de Educação. O acadêmico só́ poderá́ colar grau após a conclusão da carga horaria total exigida na grade curricular do curso.
Não são consideradas atividades complementares o estágio supervisionado obrigatório previsto no currículo; as atividades profissionais regulares remuneradas desenvolvidas no exercício de funções no setor público ou privado.
As Atividades Complementares aceitas podem ser divididas de maneira geral em 4 categorias:
Atividades de Capacitação / Técnica:
São atividades relacionadas à formação profissional que visam à aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas para o exercício profissional. Dentre as atividades de capacitação o (a) acadêmico (a) poderá́ validar:
- Participação em congressos, palestras, conferencias, debates e seminários relacionados à área de formação do (a) acadêmico (a);
- Participação em cursos de extensão: cursos cujo conteúdo programático auxilie no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes ligadas às exigências da profissão;
- Participação em eventos do curso;
- Analise de filmes
- Participação como ouvinte em bancas de monografia, dissertação e/ou teses;
Atividade de Produção Cientifica
São atividades relativas à produção do conhecimento realizadas por acadêmicos, supervisionadas por docentes do UNIVERSO. A divulgação do conhecimento e das pesquisas realizadas são de suma importância para propagação do conhecimento, propondo alternativas e soluções para problemáticas cotidianas, auxiliando no desenvolvimento sustentável e socioeconômico. Dentre as atividades relacionadas ao conhecimento cientifico produzido na UNIVERSO destaca-se:
- Publicação de artigo cientifico individual ou em co-autoria;
- Publicação de artigo cientifico individual ou em co-autoria;
- Apresentação de trabalhos em eventos científicos;
- Participação em projetos de iniciação cientifica;
Atividades Humanísticas
São atividades que visam desenvolver habilidades interpessoais, requeridas pelo mercado de trabalho, como também despertar no egresso da UNIVERSO uma sensibilidade para questões sociais emergentes da sociedade contemporânea. Dentre as atividades, os acadêmicos poderão validar:
Trabalho voluntario em instituições sem fins lucrativos;
Participação em projetos sociais vinculados às instituições que tenham o certificado de entidade beneficente de assistência social;
Participação em projetos de extensão desenvolvidos pela UNIVERSO;
Atividades de Vivência Profissional Complementar
São atividades que objetivam conectar o conhecimento teórico apreendido em sala de aula às atividades práticas relacionadas à formação profissional, tais como:
- Exercício de monitoria;
- Realização de estágio não obrigatório e vivência profissional;
- Participação em Projetos de Extensão;
- Participação na organização de eventos acadêmicos;
- Representação estudantil (Representante de turma, Diretório Acadêmico;
- Participação em audiências publicas