A Extensão Universitária na Universidade Salgado de Oliveira é entendida como um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, de forma indissociável, e amplia e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade, contribuindo, assim, para a formação cidadã̃ dos sujeitos nela envolvidos. É por meio da extensão que a UNIVERSO tem se revelado uma universidade cidadã̃, voltada para as questões e demandas da sociedade, produzindo conhecimentos por meio do dialogo e troca de saberes com os diversos setores sociais.
A Universidade Salgado de Oliveira segue as orientações emanadas da Constituição Brasileira no seu Artigo 208 e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e que, do ponto de vista institucional, preconiza a dissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa. O regimento do UNIVERSO segue a filosofia que define extensão como elo de integração das atividades acadêmicas com os diversos segmentos da comunidade e atribui à Extensão a responsabilidade de estabelecer políticas, diretrizes, estratégias específicas e planos de ação quinquenal, além de acompanhar e produzir sistemas de avaliação da produção extensionista da Universidade.
O planejamento da extensão expressa as políticas definidas pelo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e pelo PPI (Projeto Pedagógico Institucional), dinamizado de modo a integrar os Gestores de Curso e Corpo Docente, fortalecendo o compromisso da instituição com a formação de “homens cidadãos” responsáveis por transformações sociais na comunidade, através da troca dialógica entre teoria e prática, proporcionando a vivência e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício profissional no mundo do trabalho. Isto significa dizer que as atividades de extensão têm sua origem nos projetos pedagógicos de cursos, refletindo uma unidade pedagógica que envolve alunos, docentes e gestores.
Essa missão está sendo cumprida pela reitoria, pró-reitorias e direções, que buscam consolidar na UNIVERSO uma Política de Extensão Universitária voltada para valorização das atividades extensionistas, contribuindo para redução da assimetria entre os três eixos de atuação acadêmica da Universidade e para consolidação da diretriz da indissociabilidade, reafirmando a relevância acadêmica da Extensão Universitária na formação dos partícipes e na produção de conhecimentos socialmente referenciados.
O Manual da Extensão Universitária é um instrumento de consulta que visa auxiliar os dirigentes, gestores, colegiados, docentes e discentes na gestão e no desenvolvimento das ações, melhorando a e ciência e o desempenho e facilitando a proposição de novas ações de extensão. O mesmo contribuirá́ para a qualificação permanente das atividades e dos processos relativos à extensão e para o desenvolvimento de uma consciência sobre o papel da extensão na nossa Universidade.
A Universidade Salgado de Oliveira, através de sua Pró-Reitoria de Extensão Universitária oferece uma série de oportunidades de apoio às ações de extensão, incluindo o fomento a partir de editais. Ações de extensão reconhecidas pela UNIVERSO podem concorrer a esse apoio e fazem jus à certificação autorizada pela Pró-reitoria.
Os processos de registro, certificação e fomento estão interconectados, dependem de atos de diferentes instancias e seguem fluxos administrativos específicos. Embora esses fluxos sejam usualmente simples, nem sempre eles são compreendidos na integra pelos atores que, de algum modo, estão neles envolvidos.
Os principais atores desses fluxos incluem: (1) os docentes ou colaboradores; (2) os Dirigentes; (3) os Gestores de Curso; (4) os Estudantes, que podem ser estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação.
Os fluxos administrativos mais acionados na UNIVERSO em relação ao desenvolvimento das ações de extensão universitária, e que estão incluídos neste Manual, se referem: (A) ao processo de registro das ações de extensão; (B) ao processo de certificação das ações de extensão; (C) à participação nos programas institucionais.
O processo de oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu também representa um fluxo importante de extensão universitária da UNIVERSO.
DIRETRIZES DE EXTENSÃO
A UNIVERSO compartilha, ainda, da crença de que a responsabilidade social das IES brasileiras esteja implícita na ação social que se impõe no instrumento jurídico regulatório da Educação Nacional: “A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Constituição Federal, Artigo 205).
Por conseguinte, a construção do conhecimento decorre da problematização de aspectos investigativos e educativos do contexto social, econômico, político e cultural das regiões nas quais a UNIVERSO mantém os seus campi e os seus polos de Educação a Distância.
Destarte, baseada nestes princípios, a UNIVERSO busca repensar as ações acadêmicas na interação entre ensino e necessidades sociais, desenvolvendo uma dinâmica curricular que se caracteriza nas ações de extensão como que refletem as “situações problemas” decorrentes do cotidiano, as quais, problematizadas do ponto de vista científico, acabam por impulsionar à produção de novos conhecimentos, finalidade do processo de ensino-aprendizagem.
A UNIVERSO entende que o processo de formação do discente como futuro profissional deve estar associado à compreensão sobre o contexto sociopolítico, econômico e cultural no qual se radica e do consequente diálogo crítico acerca dos dilemas, dificuldades e oportunidades que estão associados a este contexto no desenvolvimento da vida social e nas diversas dimensões que lhe são constitutivas.
Com base nestes parâmetros, torna-se urgente um repensar de suas ações acadêmicas em relação à dinâmica entre o ensino e as necessidades sociais. Isto significa implantar uma metodologia que caracterize as ações extensionistas como fonte promotora de situações-problema trazidas do cotidiano e que se transformem em instrumento de troca dialógica, impulsionando o conhecimento deste cotidiano para a produção de novos conhecimentos, fim último dos processos de ensino aprendizagem.
A proposta da UNIVERSO é, portanto, que suas ações acadêmico-administrativas reconheçam as atividades extensionistas como fonte efetiva de educação integral, fundamentada nos valores éticos e morais que a legitimem como uma Instituição cidadã, congruente com sua missão de compromisso social com a comunidade em que está inserida.
Neste ínterim, a UNIVERSO desenvolve as seguintes políticas constantes em seu PDI:
1. a existência de atividades de extensão e pesquisa nos diferentes cursos;
2. a interação entre as atividades desenvolvidas e o diálogo multidisciplinar;
3. a intervenção social na comunidade, promovendo a transformação social e consciência cidadã;
4. a implantação de novas metodologias educacionais que oportunizem dimensionar o espaço sala de aula como todo ambiente que promova oportunidade de produção do saber, incluindo-se aí os espaços de interação teoria-prática, vivências artístico-culturais e, ainda, a interação com o ambiente tecnológico que incentiva o estudo independente, incluindo-se a oportunidade do ensino a distância.
A UNIVERSO desenvolve suas ações acadêmicas com objetivos de intervir no contexto social de seu entorno. Os projetos de extensão sensibilizam a comunidade acadêmica, reconhecendo sua responsabilidade na formação do profissional compromissado com a cidadania.
Para isso, a UNIVERSO excede suas fronteiras e vai ao encontro das necessidades da comunidade, investindo nos mais diversos segmentos ligados à cultura, à educação, à saúde, às organizações, às políticas públicas e à cidadania, viabilizando programas de extensão que despertam, ampliam e consolidam a integração da universidade com a sociedade, assegurando uma formação profissional e cidadã aos seus discentes e oferecendo serviços a diversos segmentos da sociedade.
As ações de extensão seguem as seguintes diretrizes:
Relação Social de Impacto
A relação entre a UNIVERSO e a sociedade deve ser um instrumento de mudança em busca da melhoria da qualidade de vida, na superação das desigualdades, exclusão e deve contribuir para o desenvolvimento regional e nacional.
Bilateralidade
Integração da UNIVERSO com grupos sociais, buscando a troca de saberes, com aplicações de metodologias participativas e voltadas para a democratização do conhecimento.
Interdisciplinaridade
Os projetos de extensão caracterizam-se por trazer, no seu bojo, o envolvimento e a inter-relação de disciplinas de um curso e até mesmo entre cursos, contribuindo para a formação profissional do aluno de modo a constituir-se como um instrumento voltado para a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvida.
Esta indissociabilidade reafirma a extensão como processo acadêmico, onde nenhuma ação de extensão pode estar desvinculada do processo de formação – ensino – e da geração de conhecimentos – pesquisa. As atividades de extensão são essenciais à formação técnica e cidadã dos alunos. São também indissociáveis da extensão a investigação, a difusão de novos conhecimentos e o avanço conceitual.
Contemporaneidade
A abordagem de temas transversais – Meio Ambiente, relações étnico-raciais e multiculturalismo, direitos humanos, portadores de necessidades especiais – como componente curricular obrigatório, amplia o repertório sociocultural e a capacidade crítica do discente diante dos dilemas econômicos, sociais, políticos e culturais que atualmente caracterizam o mundo contemporâneo, além de atender as exigências estabelecidas pela legislação educacional em vigor.
ESTRUTURAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO
Conforme o regimento da UNIVERSO e seu PDI, a extensão irá estabelecer políticas, diretrizes, estratégias específicas e planos de ação, além de acompanhar e produzir sistemas de avaliação da produção extensionista da universidade. Essas atividades extensionistas são desenvolvidas dentro e fora do campus, através do desenvolvimento de projetos, eventos, cursos, prestação de serviços, consultorias e outras formas de atividades caracterizadoras da relação universidade-comunidade.
Os projetos, eventos e cursos de extensão desenvolvidos pela UNIVERSO agrupam-se em torno dos seguintes eixos:
Em conformidade com as Políticas Institucionais de Extensão, previstas no PDI e PPI, os cursos de graduação da UNIVERSO, Campus Belo Horizonte têm implementado anualmente um conjunto de atividades extensionistas com caráter educativo, cultural, social, científico, artístico ou tecnológico, que atendem à comunidade acadêmica e aos diversos segmentos da sociedade através da prestação de serviços, cursos, eventos, projetos, entre outros.
Todas as atividades extensionistas são cadastrados junto ao setor de Extensão e, findo de cada semestre letivo, são enviados seus relatórios a extensão e à Gestão do curso da UNIVERSO – Campus Belo Horizonte.
Os projetos sociais desenvolvidos pelos discentes da Universo possibilitaram um intervenção na realidade social onde foi realizado as ações desses projetos caracterizando a UNIVERSO como uma Universidade Cidadã.
No ano de 2016, a UNIVERSO foi certificada com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concebido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), na 12ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular pela relevante participação da universidade com seus programas, projetos, eventos e prestação de serviços à comunidade no tocante à Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
Nos Programas de Extensão são distribuídos os projetos, eventos, cursos de extensão, prestação de serviços, publicações e produções acadêmicas. Em conformidade com a área de conhecimento correspondente e de acordo com o perfil do corpo discente, cada curso de graduação desenvolve projetos disciplinares ou interdisciplinares, eventos e cursos de extensão. Estes programas se efetivam através dos projetos implementados que são divididos em áreas temáticas, abrangendo os diversos campos do conhecimento: Educação, Direitos Humanos, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação, Tecnologia, Saúde e Trabalho. As áreas temáticas são divididas em linhas programáticas, que seguem as orientações do Plano Nacional de Extensão Universitária. Estes temas constituem o cerne das políticas de extensão implantadas pela instituição.
Os Projetos de Extensão decorrentes dos programas são dinamizados por uma metodologia que caracterize as ações extensionistas como fonte promotora de “situações problemas” trazidas do cotidiano e que se transforme em instrumento de troca dialógica a integrar os gestores e professores. Os projetos envolvem eventos e cursos de extensão, que contribuem para a preparação dos futuros profissionais. Destacamos alguns projetos: Projeto Rua de Direitos, Feira Gastronômica, Universo em Ação, Festival de Ginástica, Feira de Tecnologia, Projeto Entorno da Universo, dentre vários outros.
Ação da Extensão na Articulação da Pesquisa e do Ensino
A formação dos alunos não pode se esgotar com o conhecimento da área científica pertinente a sua profissionalização, que envolve o ensino e a pesquisa, através das diversas disciplinas do curso. Ela tem de, necessariamente, considerar que seu exercício se dá em contexto social historicamente localizado, tendo, portanto, uma inserção política que pode tanto levar à consolidação de exclusão social ou de inclusão/integração dos diferentes segmentos sociais dos bens e cultura da sociedade, sendo isto, feito através da extensão. É imprescindível, portanto, a indissociação entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto eixo de formação do graduando.
Quando o aluno participa de uma ação de extensão, ele tem a oportunidade de aplicar o ensino da sala de aula, levantar dados junto à comunidade e após, procurar um referencial teórico e transformá-lo em artigo ou trabalho científico de extensão, que poderá ser divulgado em revistas, anais de congressos ou semanas de extensão.
As ações de extensão podem ser realizadas de modo isolado ou na forma de programas, que articulam duas ou mais ações de extensão, preferencialmente de modo integrado com pesquisa e ensino.
Relevância das Atividades de Extensão junto à Comunidade
A extensão tem papel importantíssimo na construção de um novo paradigma de conhecimento e na ampliação dos vínculos sociais. Estes vínculos são obtidos no contato direto com a comunidade, e abre espaço para a capacidade de refletir sobre a condição humana, contribuindo para a existência de uma solidariedade ética que rejeita as desigualdades, respeita a diversidade e defende o direito da vida, à informação, à felicidade, à cultura e ao progresso da população. É através das atividades de extensão que a UNIVERSO continuará a exercer a sua missão de estar compromissada com as responsabilidades sociais da comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da cidadania. Relação de alguns projetos que consolidam a responsabilidade social da Universo, através de seus cursos de graduação: Projeto Fisioterapeuta Solidário, Universo em Ação, Festival de Ginástica, Feira de Tecnologia, Projeto Entorno da Universo, Projeto Anjos da Enfermagem e Rua de Direitos em parceria com Ministério Público, Prefeitura de Belo Horizonte.
Seleção dos Alunos para a Participação nas Ações Extensionistas
A seleção é feita em função das disciplinas que os alunos devem ter cursado ou estar cursando para atender a atividade a ser executada. Outra modalidade de seleção é a que, após edital de convocação, os inscritos são selecionados e capacitados e, ao final, apresentem como irão desenvolver a atividade.
Avaliação das Atividades de Extensão
As avaliações são feitas durante as atividades desenvolvidas pelos atores envolvidos, ou seja, alunos, professores e comunidade. Os instrumentos são questionários anexos e observação direta dos professores. As fichas com as respostas são avaliadas, proporcionando um importante feedback para resolução de situações problemas da comunidade.
ATRIBUIÇÕES
GESTOR DE EXTENSÃO
O Gestor de Extensão é o responsável institucional pelo cumprimento dos objetivos da ação e pela condução dos procedimentos necessários à execução do plano de trabalho da extensão. Pode ser Gestor de Extensão docentes e colaboradores, na medida em que possuam formação superior. Cabe ao gestor de extensão a responsabilidade associadas aos processos de registro, implementação e finalização da ação. A implementação representa a fase de execução da ação de extensão de acordo com a proposta aprovada na instância competente. O Gestor de Extensão é o responsável institucional pelo cumprimento dos objetivos estabelecidos na proposta e pela condução dos procedimentos necessários à sua consecução, com a colaboração dos gestores dos cursos de graduação e professores.
GESTOR DE CURSO
O escopo deste Manual inclui os gestores de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu da UNIVERSO. Os Gestores de Curso de Graduação e Pós-Graduação, entre outras competências, presidem as reuniões dos respectivos colegiados de curso, órgãos aos quais compete, entre outras funções: fixar diretrizes e orientações didáticas para o respectivo curso ou programa, visando garantir sua qualidade didático-pedagógica, e planejar, semestralmente, sua oferta. No caso dos cursos de graduação, o gestor deve ficar atento aos programas de extensão previstos no Projeto Pedagógico de Curso – PPC – de seus respectivos cursos.
É de competência do gestor de curso, segundo artigo 46 do Regimento Geral da Universidade:
I – Elaborar Plano de Gestão Anual estabelecendo as metas a serem desenvolvidas em consonância com o PDI e PPI aprovando junto à Direção Geral. No Plano devem ser previstas as metas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
(…)
VI – Planejar e implantar, após homologação da reitoria, a criação de cursos de pós-graduação e extensão;
(…)
XVII- promover eventos para a divulgação científica institucional;
(…)
XIX – coordenar a organização das atividades de extensão, tais como: eventos, semanas de estudos, ciclos de debates, pesquisa e outros;
DIRETOR DE CAMPUS
O escopo deste Manual inclui os diretores das Unidades Universitárias, que dentre outras competências, convoca e preside as reuniões de colegiado, apreciar e avaliar continuamente propostas, planos, programas e projetos – de pesquisa, criação e inovação e de extensão; e de educação permanente.
DOCENTES
O escopo deste Manual inclui os docentes da Universo, que dentre outras competências, podem propor e executar ações de extensão.
ESTUDANTES
As responsabilidades dos estudantes para obtenção de certificação de extensão, seja como membro externo, seja como membro da equipe executora, incluem a prestação de informações corretas no momento de sua inscrição na ação ou de sua indicação pelo gestor (no caso de membro da equipe executora) e a participação na ação atendendo aos critérios previstos. Eles podem incluir frequência e avaliação de aproveitamento.
FLUXO DE TRABALHO
As atividades de Extensão utilizam os formulários do ANEXO para a devida proposição, registro e finalização das atividades.
Os formulários ficam disponíveis também no Espaço do professor.
As propostas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]
PRINCIPAIS PROGRAMAS
Na UNIVERSO a extensão universitária realiza se por meio do desenvolvimento de programas, projetos, eventos, cursos e outras formas de atividades caracterizadoras da relação universidade/comunidade. O aluno tem a oportunidade de aplicar o ensino da sala de aula junto à comunidade e após, procurar um referencial teórico e transformá-lo em artigo ou trabalho científico de extensão que poderá ser divulgado em revistas (internas ou externas), anais de congressos ou semanas de extensão.
Os principais programas são:
- UNIVERSO da Educação;
- UNIVERSO da Leitura;
- UNIVERSO Cultural;
- UNIVERSO da Comunicação.
- UNIVERSO do Trabalho;
- UNIVERSO Tecnológico;
- UNIVERSO da Terceira Idade;
- UNIVERSO dos Direitos Humanos;
- UNIVERSO da Saúde;
- UNIVERSO Ambiental;
- UNIVERSO da Paz;
- UNIVERSO Solidário;
- UNIVERSO Empreendedor;
Cada Curso desenvolve seus projetos disciplinares (ou interdisciplinares) e seus eventos específicos, oferecendo inúmeras oficinas, palestras, apresentação de trabalhos, simpósios e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem nas mais diversificadas áreas.
É importante ressaltar que a UNIVERSO sempre promove os Temas Transversais nos seus Projetos, Eventos e Cursos de Extensão, bem como nas atividades de Pesquisa.