1. POLÍTICAS DE APOIO AO DISCENTE
O apoio ao discente está implantado em diferentes níveis, uma vez que o Centro Universitário UNIVERSO BH tem como premissa que o aluno é o centro de todo o processo acadêmico e administrativo. Neste prisma, desenvolve o atendimento ao discente objetivando:
- A conscientização dos seus direitos e deveres como universitário em formação para um profissional competitivo para atuar no mercado de trabalho na área em que optou.
- O incentivo para o estudo independente e autônomo culminando na responsabilidade para uma educação continuada.
- O desenvolvimento de habilidades tecnológicas que o tornem apto à pesquisa e ao domínio de Tics que o tornem atualizado.
- A assimilação da cultura da avaliação, reconhecendo esta como um processo de melhoria e crescimento profissional individual e institucional.
- O acompanhamento do seu desenvolvimento acadêmico incentivando a obtenção do melhor desempenho e evitando o prolongamento da conclusão do curso, através do atendimento Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) e do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS).
- O amparo em suas necessidades psicopedagógicas através do atendimento do Núcleo de Apoio Psicossocial, desenvolvendo habilidades de autogestão no seu processo de formação profissional e superação de dificuldades que surjam no decorrer do processo aprendizagem.
Este atendimento se dá em diferentes níveis.
1.1 Nível de Gestão de Curso
O Apoio Pedagógico ao discente é feito pelos gestores de curso:
- Através de horários dedicados pelo gestor para recepção de discentes;
- Reuniões periódicas com os representantes de turma;
- Organização de semana didático-pedagógica semestral;
- Uso das redes sociais com grupos de alunos para incentivo e informações das atividades de pesquisa, extensão e ensino;
- Uso de Grupos de Whatsapp com representantes de turma;
- Atendimento aos protocolos acadêmicos.
Os colegiados de curso também podem se reunir para discutir demandas acadêmicas dos alunos quando necessário, convocados pelos gestores de curso.
O gráfico dos atendimentos feitos às demandas dos alunos através de requisições no protocolo da UNIVERSO BH, demonstra o acompanhamento sistematizado do atendimento aos alunos realizado pelos gestores de curso.
1.2 Nível de Direção
O atendimento ao discente é feito pela Direção do Campus e suas assessorias:
- Através de horários dedicados para reunião com discentes;
- Reuniões periódicas com colegiado de cursos;
- Uso das redes sociais com grupos de alunos para incentivo e informações das atividades de pesquisa, extensão e ensino;
- Reuniões com o Diretório Acadêmico;
- Atendimento aos protocolos acadêmicos.
A Direção Geral conta com assessorias administrativas, jurídica, marketing, pesquisa e extensão e de pós-graduação.
O gráfico dos atendimentos feitos às demandas dos alunos através de requisições no protocolo da UNIVERSO BH, demonstra o acompanhamento sistematizado do atendimento aos alunos realizado pela Direção e Assessorias administrativas, extensão, pós-graduação, pesquisa e financeira:
1.3 Nível de Registros Acadêmicos
A secretaria acadêmica está disponível nos três turnos de funcionamento do campus, orientando quanto os registros acadêmicos, calendário escolar, oportunidades legais para organização do Plano de Estudo e outras intercorrências pedagógicas inerentes ao processo ensino-aprendizagem.
A Coordenação de Turno, também está presente em todos os turnos de funcionamento das atividades acadêmicas, auxilia na comunicação, sendo o elo de integração entre o corpo discente e corpo docente, gestão de curso e direção.
A direção, por sua vez, funciona em sala específica e de fácil acesso aos discentes. O estudante conta, ainda, com um ambiente virtual denominado ESPAÇO DO ALUNO, dentro do Portal da UNIVERSO, onde pode realizar várias atividades.
- Acessar documentos institucionais, tais como, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Manual Informativo do Aluno (MIA).
- Participar da Pesquisa “Ouvindo o Aluno”, promovida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.
- Realizar atividades de Nivelamento.
- Verificar o Calendário Letivo e Datas de provas.
- Acessar o sistema da Biblioteca, podendo consultar periódicos, reservar títulos e renovar empréstimos.
- Consultar histórico Financeiro.
- Solicitar documentos através da Secretaria Online.
- Realizar matrícula online e acessar seu Plano de Estudos.
- Acompanhar seu aproveitamento acadêmico.
O gráfico dos atendimentos feitos às demandas dos alunos através de requisições no protocolo da UNIVERSO BH, demonstra o acompanhamento sistematizado do atendimento aos alunos realizado pela secretaria do campus, e demonstra ainda que a cultura de requisições utilizando os Totens de Atendimento e o Espaço do Aluno vem aumentando:
1.4 Nível Financeiro
O Departamento Financeiro presta atendimento ao corpo discente, orientando-o quanto às oportunidades de financiamento de seu curso, quer por programas institucionais como o Projeto Talento, o Bolsa Monitoria, Bolsa de Iniciação Científica, o Bolsa Esporte, o Exame de bolsa para atender aos discentes com alto nível de carência socioeconômica, e ainda em programas governamentais como o FIES a nível federal. É preocupação, também, deste departamento a orientação para que o aluno não perca prazos e nem deixe de cumprir o calendário específico destes programas, bem como, prestar todas as informações necessárias para o sucesso do discente. Todos os alunos do campus contam com algum tipo de bolsa, a saber:
- Bolsas do Projeto Talento que variam de 30 à 80%
- Bolsas Assistenciais do Exame de Bolsas de 100%
- Bolsas Esporte de 80%
- Bolsas de Monitoria de 65%
- Bolsas de Iniciação Científica de 65%
1.5 Nível de Enriquecimento Acadêmico
O discente conta com profissional especializado na biblioteca para auxiliá-lo na pesquisa didática e na escolha de títulos para seu estudo independente, incentivando-o no enriquecimento e aprofundamento de seus estudos.
Além disso o aluno poderá buscar para enriquecimento de seu currículo qualquer disciplina de qualquer curso ofertado pela Universo na modalidade presencial e à distância.
1.6 Nível de Nivelamento
O Centro Universitário UNIVERSO BH disponibilizará, em ambiente virtual, atividades de Nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática Básica. Serão, também, disponibilizadas atividades de preparação para o ENADE, com o objetivo de revisão de conteúdos, ampliação do capital cultural e atualização de conhecimentos.
Apoio acadêmico, em horário diferente da sala de aula serão realizados como apoio extraclasse pelos professores de horário integral e/ou através de atividades de extensão desenvolvidas durante o período letivo, com ampla divulgação entre os discentes.
1.7 Nível de Monitoria
O Centro Universitário UNIVERSO BH oferece o programa de bolsas de monitoria anualmente, como forma de apoio acadêmico aos discentes através de alunos-monitores, que auxiliarão os professores de algumas disciplinas no processo de aprendizagem, em horário diferente da sala de aula e principalmente através de fóruns e grupos de discussão online.
A oferta de bolsas de monitoria se dará através de editais de monitoria, publicados anualmente, com exames de proficiência. Os alunos aprovados contarão com bolsa durante o período da monitoria e deverão cumprir com o plano de trabalho da monitoria acordado com os professores. A escolha das disciplinas elencadas se dará pelos colegiados de curso.
1.8 Nível Psicopedagógico – Atendimento do Núcleo de Apoio Psicossocial
Considerando que o processo ensino-aprendizagem muitas vezes se confronta com problemas oriundos da vida em sociedade, o corpo discente conta ainda com o suporte do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) no apoio psicopedagógico para o enfretamento e busca de soluções para suas dificuldades.
O NAPS poderá encaminhar casos para o Núcleo de Psicologia Aplicada se julgar necessário acompanhamento psicológico especializado.
1.9 Políticas de Acompanhamento do Egresso
O acompanhamento do egresso representa um dos parâmetros utilizados para a avaliação da qualidade acadêmica do ensino, ministrado pela instituição e, por isso, o Centro Universitário UNIVERSO BH realizará o acompanhamento de egressos a fim de adequar seu Projeto Pedagógico às demandas e necessidades da sociedade. Conscientes da importância desse acompanhamento, a gestão do curso mantém contato com os egressos que estão atuando no mercado e os mesmos são convidados a participar de eventos do curso, apresentando sua atuação, propostas de trabalho e experiências na área de formação. A instituição tem uma política de acompanhar o egresso visando a:
- Identificar o engajamento no mercado de trabalho.
- Avaliar a coerência entre os conteúdos e habilidades ofertadas e sua aplicabilidade no mercado.
- Diagnosticar interesse de pós-graduações.
- Para efetivar estes objetivos, o Centro Universitário UNIVERSO BH promove as seguintes ações:
- Convite aos ex-alunos para participar semestralmente dos eventos do curso, buscando a constante atualização da área e o estreitamento da relação com os ex-alunos.
- Pesquisa para identificar o engajamento no mercado de trabalho e diagnosticar interesse para oferta de pós-graduação, esta com a participação efetiva da C.P.A.
- Incentivo aos ex-alunos no sentido de contar sua história de ingresso no mercado de trabalho, através da ferramenta, Conte-nos seu Sucesso! Disponível no espaço do aluno.
- Selecionar egresso para composição do quadro docente, sempre que possível.
O acompanhamento do egresso é um dos parâmetros utilizados para a avaliação da qualidade acadêmica e, por isso, o Centro Universitário UNIVERSO BH realiza o acompanhamento de egressos a fim de adequar seu Projeto Pedagógico às demandas e necessidades da sociedade.
Desde 2015 os cursos de graduação da Universo BH fazem o acompanhamento do Egresso através de pesquisas, bem como realiza diversas atividades com os egressos no campus.
Além das pesquisas realizadas pela CPA, para acompanhar seus egressos conta, hoje, com a estratégia de coletar dados de forma virtual através do espaço do aluno no item “Conte–nos Seu Sucesso”, onde o egresso poderá contar um pouco de sua trajetória acadêmica e como esta contribuiu para sua vida profissional. A instituição tem uma política de acompanhar o egresso visando a:
- Identificar o engajamento no mercado de trabalho.
- Avaliar a coerência entre os conteúdos e habilidades ofertadas e sua aplicabilidade no mercado.
- Diagnosticar interesse de pós-graduações.
Através da Comissão Própria de Avaliação – CPA estabelece-se canal de comunicação com alunos egressos do curso de graduação, na medida em que os mesmos são convidados a se manifestarem, por meio das pesquisas sobre o ano de sua formatura, se cursaram pós graduação e, se estão atuando na área.
Desde o 2° semestre de 2016, as gestões de cursos, mantêm ativados os antigos grupos de What’sApp, que passaram a ser denominados “Formandos x°/201x” para que a comunicação com os egressos seja mantida com a divulgação de cursos, palestras e outros eventos acadêmicos para os quais são convidados a participar como expectadores ou palestrantes, professores. Grupos de E-Mail List também são mantidos com os egressos para convidar para cursos de extensão, pós-graduação e outras atividades acadêmicas.
Periodicamente são realizados eventos que contam com a participação de Egressos. Desde o 2° semestre de 2016, podemos colecionar as seguintes atividades:
- Palestras com Ex-Alunos;
- Aula da saudade – Palestras sobre a vida acadêmica e profissional
- Atividade: Café Jurídico com egressos
- Atividade de Destaque: Encontro Mineiro de Educação Física – Anual
- Café de Negócios
- Roda de Conversas
- Encontro com Egressos
- Convite aos ex-alunos para participar semestralmente dos eventos dos cursos
- Incentivo aos ex-alunos no sentido de contar sua história de ingresso no mercado de trabalho, através da ferramenta, Ex-Aluno Conte-nos seu Sucesso! Disponível no espaço do aluno.
- Selecionar egresso para composição do quadro docente, sempre que possível.
2. INFRAESTRUTURA DE APOIO AO DISCENTE
O Centro Universitário UNIVERSO BH possui espaços especializados, implantados com as respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança voltados para o atendimento dos discentes. Atendem às principais áreas e seus cursos, com equipamentos adequados aos espaços físicos, quantitativo de alunos e exigências curriculares.
GABINETES QUE ATENDEM OS ALUNOS:
- Gabinete da Reitoria / Administração Superior
- Gabinete para Direção Geral
- Assessorial da Direção
- Gabinete dos Gestores de Curso
- Gabinete para Professores em Regime Integral
- Gabinete para Extensão
- Gabinete para Pós-Graduação
- Gabinete para Ensino à Distância e Tutores
- 03 Salas de Atendimento ao Aluno
ESPAÇOS DE ATENDIMENTO E APOIO AO ALUNO
- Secretaria Acadêmica, com 10 posições de atendimento posições de atendimento simultâneo
- Financeiro com 4 posições de atendimento simultâneo;
- Protocolo de Registro Acadêmico com 3 posições de atendimento simultâneo;
- 02 Computadores para Auto-Atendimento no Protocolo;
- Gabinete para Ensino à Distância e Tutores
- Central de Estágios
- Totens de Auto-Atendimento
- Núcleo de Apoio Psicossocial – NAPS
- Núcleo de Psicologia Aplicada – NPA
- Núcleo de Prática Jurídica – NPJ
ESPAÇOS DE ALIMENTAÇÃO E CONVIVÊNCIA
- Espaço de Convivência
- Sala do Diretório Acadêmico (D.A.)
- Cantina
- Construção da nova cantina
SALAS DE REUNIÕES
- Sala de reuniões ampla com Datashow
- Sala de reuniões
- Sala de NDE e Colegiado
BIBLIOTECA
- Biblioteca ampla, com ar-condicionado ecológico;
- Espaços de estudo em grupo
- Espaços de estudo individual
- Totens de auto-atendimento
- Computadores para pesquisa e consulta
Toda a infraestrutura disponibilizada pela instituição atende de um ponto de vista global e sistêmico aos aspectos de qualidade dos equipamentos relativos ao número total de usuários, acessibilidade, condições de limpeza, iluminação, manutenção e normas de segurança.
O campus possui infraestrutura de acessibilidade tais como:
- Piso tátil;
- Rampas de acesso;
- Elevadores;
- Banheiros adaptados;
- Guichês adaptados;
- Sinalização em Braile;
- Corrimão de segurança;
- Etc.
O descritivo pormenorizado das políticas, programas e infraestruturade acessibilidade estão descritos no documento “Políticas e Infraestrutura de Acessibilidade”.
Os laboratórios, biblioteca, núcleos de práticas jurídicas e clínica escola possuem regulamentação própria, disponíveis nos setores específicos correspondentes.
3. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COM OS ALUNOS
O planejamento e a avaliação dos processos de gestão da UNIVERSO BH, tanto nos parâmetros administrativos como acadêmicos, são compromissos institucionais assumidos pela IES, visando a atender os referenciais de qualidade estabelecidos. Assim, a cultura de avaliação institucional é anterior à exigência a Lei do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e seus resultados são reconhecidos como indicadores de gestão para o estabelecimento de metas e prioridades para a alocação de investimentos.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), efetivamente implantada em razão do disposto na Lei 10.861/2004 que instituiu o SINAES, se constitui como órgão essencial para a promoção na melhoria da qualidade do trabalho acadêmico e dos diversos serviços prestados pela IES.
Cabe à CPA conduzir e compartilhar os resultados das pesquisas nos diferentes níveis hierárquicos da instituição, com a apresentação dos relatórios gerais e comparativos e participar de discussão de resultados.
Sistematicamente, todos os resultados e análises proferidos pela CPA cumprem um roteiro de discussão e divulgação. Primeiramente, com os Diretores da Administração Superior, seguidas de apresentação dos relatórios no Conselho Administração Superior – CAS e envio dos relatórios aos diversos segmentos da instituição. A partir daí os relatórios passam a ser discutidos no âmbito das diretorias e demais níveis de gestão.
À época dos planejamentos semestrais, que ocorrem no início de cada semestre, os relatórios da avaliação fazem parte do conjunto de elementos referenciais para discussão e propostas de ações.
3.1 Ciclo Avaliativo da CPA quanto aos alunos
O ciclo avaliativo da CPA compreende pesquisas com alunos, ingressantes, egressos, professores e funcionários.
QUANTO as pesquisa realizadas COM ALUNOS:
Pesquisa sobre os Aspectos Socioeconômicos e Culturais dos Alunos Ingressantes: Essa pesquisa tem como objetivo conhecer o Perfil Socioeconômico e Cultural dos alunos que ingressam na IES através de Processo Seletivo, oriundos de transferências, Portadores de Diploma e Alunos do EaD (100%). É realizada duas vezes ao ano, uma vez que a Instituição trabalha com o regime semestral em todos os cursos, havendo, portanto, duas entradas anuais. Os dados são coletados através de formulário eletrônico disponibilizado no site da Instituição – “Espaço do Aluno”;
Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação do Desempenho Docente: Realizada anualmente no mês de maio por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Instituição – “Espaço do Aluno”, é o momento em que todos os alunos são convidados a avaliar aspectos didático-pedagógicos de cada um dos seus professores no semestre. Os resultados dessa avaliação são disponibilizados pela CPA à Direção do Campus e Gestores de Cursos na forma de relatórios e cada professor em particular, recebe das mãos do Gestor de seu Curso, os resultados referentes à sua avaliação. Estes resultados são entregues no mês de julho durante o período de Planejamento Acadêmico quando o Gestor de Curso tem a oportunidade de discuti-los com cada professor;
Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação da Gestão, Infraestrutura e Serviços: Pesquisa realizada anualmente no mês de outubro sendo o momento em que os alunos avaliam os serviços, a gestão e a infraestrutura disponibilizados pela Instituição por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Instituição – “Espaço do Aluno”;
Pesquisa Ouvindo o Aluno – EaD 100%: Pesquisa realizada anualmente no mês de maio por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Instituição – ‘Espaço do Aluno’ que tem por objetivo conhecer a avaliação que os alunos do EaD fazem a respeito de aspectos relacionados aos Estudos, Comunicação, Atendimento, Infraestrutura, Material Didático e Imagem da UNIVERSO BH;
Pesquisa Ouvindo o Egresso – presencial e EaD 100%: Pesquisa realizada de dois em dois anos que tem por objetivo conhecer a atuação dos Egressos da UNIVERSO BH junto à sociedade local e no mercado de trabalho, bem como conhecer o quanto o curso realizado foi útil. Os dados são coletados através de formulário eletrônico que é acessado em um link enviado por e-mail para os Egressos;
3.2 Divulgação dos Resultados
A CPA faz uso constante dos seguintes canais de comunicação:
- 1. Blog da Universo
- 2. Espaço do Aluno
- 3. Espaço do Professor
- 4. Painel eletrônico situado no hall dos blocos A1 e B1
- 5. No Espaço de Convivência
- 6. No ponto eletrônico dos funcionários
- 7. No refeitório dos funcionários
- 8. Murais dos cursos
- 9. E-mail Direto
- 10. Panfletagem
- 11. Site da Universo
- 12. Grupos de WhatsApp
- 13. Exposição no bloco B1 e A1
- 14. Reuniões com os Funcionários Administrativos
- 15. Reuniões com colegiado de cursos
- 16. Reuniões com os docentes
- 17. Reuniões com Representantes de Turma
3.3 Sistema de Auto avaliação dos Cursos
O Sistema de Auto Avaliação dos Cursos é parte integrante do Programa de Gestão Acadêmica descrito anteriormente. Realizada em reuniões periódicas e através de pesquisas desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), o sistema de Auto Avaliação abrange as situações abaixo descritas.
- Reuniões com discentes: ocorrem semestralmente com os representantes de turma eleitos ao início de cada período letivo, quando são discutidas as questões referentes ao andamento do curso e às estratégias do Gestor na condução do mesmo. Os assuntos abordados nas reuniões com os representantes discentes são encaminhadas para as reuniões realizadas com a presença de todos os Gestores de Curso e outros setores administrativos, sob a presidência da Direção do Campus, havendo a participação das demais autoridades superiores quando necessário. Essas reuniões têm por objetivo divulgar as políticas e propostas institucionais, fazendo parte de suas pautas todas as questões administrativas e pedagógicas dos cursos oriundos das reuniões com docentes e discentes, além de aspectos de capacitação e motivação dos Gestores. Dentre os objetivos destes encontros está ainda oportunizar a integração entre as diferentes instâncias administrativas da UNIVERSO BH.
- Análise Curricular: promove uma atitude permanente de reflexão, reformulação e atualização curricular de forma a direcionar todo o exercício docente.
- Avaliação Docente e Discente: analisa desempenho, motivação, aproveitamento e produção.
- Informações Estatísticas: levantam dados referentes ao corpo docente e discente descritas a partir das pesquisas: Ouvindo o aluno, Ouvindo o professor e Ouvindo o funcionário técnico administrativo.
- Infraestrutura de Apoio: analisa os recursos audiovisuais, informatização, acesso a redes, aparelhamento de laboratórios, acervo bibliográfico com vistas à solicitação de sua atualização e aperfeiçoamento contínuo.
4. NÚCLEO DE APOIO PSICOSSOCIAL – NAPS
OBJETIVO DO NAPS:
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social- NAPS tem como objetivo promover a qualificação entre ensino-aprendizado, por meio de um canal de comunicação aberto e perene entre o corpo discente e o corpo docente, possibilitando triagens, encaminhamentos apropriados de acordo com as necessidades apresentadas, além de atendimentos e atividades extra classe a partir das demandas coletivas e/ou individuais dos estudantes da UNIVERSO-BH, em seus mais diversos aspectos, sejam eles de ordem acadêmica, pedagógica, humana, intelectual, social, relacional ou psicológica, com vistas ao desbloqueio de qualquer situação problema que possa impedir ou dificultar o devido desenvolvimento cognitivo-profissional na construção do conhecimento técnico, humano e ético do aluno da Educação de Ensino Superior.
PAPEL DO NAPS:
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social- NAPS, consiste numa ação multidisciplinar voltada para o atendimento e orientação dos acadêmicos da Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO, campus Belo Horizonte, no que tange a superação de dificuldades no processo de aprendizagem, no campo do relacionamento interpessoal, e distúrbios comportamentais e emocionais que afetam o desempenho acadêmico.
O NAPS possibilitará ao discente refletir sobre sua condição social e emocional, compreendendo a dinâmica do processo ensino-aprendizagem, especialmente seu papel como protagonista no processo.
COMPOSIÇÃO DO NAPS:
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social- NAPS é composto, pela professora Niege de Oliveira.
– Pedagoga/psicopedagoga.
ATUAÇÃO DO NAPS:
A atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social- NAPS se dará de maneira organizada e científica, com base em campos de estudo específicos, a partir das seguintes modalidades:
- Atendimento individual, com o fim de diagnóstico e orientação acadêmica;
- Atendimento em grupos, com o fim de contribuir com o desenvolvimento de aspectos afetivo-emocionais e psicossociais sobre o processo de aprendizagem, por meio de encontros e oficinas;
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO:
A participação é exclusiva para alunos, conforme os seguintes critérios:
- Estar devidamente matriculado na UNIVERSO-BH;
- Apresentar encaminhamentos da coordenação do curso ou da direção acadêmica, em ficha fornecida pelo NAPS, relatando a necessidade e a prioridade do atendimento;
- Por solicitação direta do acadêmico, mediante justificativa por escrito, da necessidade do atendimento na referida ficha.
REGRAS DO NAPS:
- A inserção do aluno no NAPS apenas através de formulário próprio (encaminhamento ou demanda espontânea);
- O atendimento inicial será realizado individualmente para avaliação diagnóstica no campo da Pedagogia/ Psicopedagogia e da Assistência Social;
- Se necessário, serão realizados novos encontros para refinamento do diagnóstico (até três encontros);
- Em caso de duas faltas sequenciais sem aviso prévio de 24 horas, ou sem justificativa, o mesmo perderá a sua vaga, que será encaminhada para outro acadêmico;
- Caso necessário, haverá o encaminhamento para atendimento externo nos Centros de Atenção Psicossocial- CAPS;
- Nos casos dos acadêmicos que são menores de idade, ou seja, menores de 18 anos, necessite de encaminhamentos externo, será solicitada a presença dos pais na instituição.
Os atendimentos em grupos de apoio obedecerão aos seguintes critérios:
- Ter feito inscrição no Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social – NAPS mediante recebimentos de convite via e-mail do núcleo, disponibilizando calendário dos encontros e temática a ser desenvolvida no grupo de apoio;
- Os grupos terão duração de 3 a 5 encontros, no tempo de 50 minutos cada;
- Os grupos serão fechados, compostos de, no máximo, 15 acadêmicos, e terão horários específicos;
- Não haverá cobrança de nenhuma taxa extra para o acadêmico;
- O NAPS não emitirá certificados;
- Quando um grupo de apoio finalizar será iniciado outro de acordo com a demanda.
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social – NAPS, atenderá aos discentes da UNIVERSO-BH obedecendo a estes requisitos , sempre com o foco na melhoria do processo de aprendizagem.
O NAPS trabalha em parceria com o Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) caso o aluno necessite de acompanhamento psicológico especializado.
4.1 Relatório de Atendimentos Realizados pelo NAPS
5. PROGRAMA DE NIVELAMENTO E BOAS-VINDAS
O Centro Universitário UNIVERSO BH disponibiliza, em ambiente virtual, atividades de Nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática Básica. Serão, também, disponibilizadas atividades de preparação para o ENADE, com o objetivo de revisão de conteúdos, ampliação do capital cultural e atualização de conhecimentos.
Apoio acadêmico, em horário diferente da sala de aula serão realizados como apoio extraclasse pelos professores de horário integral e/ou através de atividades de extensão desenvolvidas durante o período letivo, com ampla divulgação entre os discentes.
Os cursos geralmente fazem nas primeiras duas semanas de aula nivelamento de:
- Matemática Básica;
- Língua Portuguesa;
- Interpretação de Textos;
Na primeira semana de aula os alunos ingressantes são convidados para os auditórios da Universo para um programa de boas vindas com:
- Informações sobre matrícula e inclusão de disciplinas;
- Informações sobre bolsas de estudo;
- Informações sobre as disciplinas online;
- Informações sobre o sistema avaliativo;
- Informações sobre o Manual do Aluno;
- Apresentação dos departamentos, como laboratórios, biblioteca, secretaria, estágio, financeiro, EaD e Gestores de Curso;
- Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso;
- Apresentação do Fluxograma do Curso;
6. PROGRAMA DE BOLSAS DE MONITORIA
O Centro Universitário UNIVERSO BH oferece o programa de bolsas de monitoria anualmente, como forma de apoio acadêmico aos discentes através de alunos-monitores, que auxiliarão os professores de algumas disciplinas no processo de aprendizagem, em horário diferente da sala de aula e principalmente através de fóruns e grupos de discussão online.
A oferta de bolsas de monitoria se dará através de editais de monitoria, publicados anualmente, com exames de proficiência. Os alunos aprovados contarão com bolsa durante o período da monitoria e deverão cumprir com o plano de trabalho da monitoria acordado com os professores. A escolha das disciplinas elencadas se dará pelos colegiados de curso.
6.1 EDITAL DE MONITORIA
Art. 1º – O Programa de Monitoria será organizado, supervisionado e administrado pela Pró-Reitoria Acadêmica, observando-se as diretrizes divulgadas pela Pró-Reitoria Administrativa, através de uma comissão delegada por campus, composta da seguinte forma:
- pelo Diretor de Campus
- pelo Coordenador de cada curso de graduação
- por um aluno escolhido entre os representantes de turma
Art. 2º – As funções de aluno-monitor serão exercidas por integrantes do corpo discente dos cursos de graduação, classificado mediante prova seletiva específica aplicada pelas coordenações de curso sob a supervisão do Diretor de Campus.
1º – O candidato deverá ter cursado com aproveitamento igual ou superior a 8,0 (oito) na disciplina em que pretende exercer a monitoria.
2º – O monitor exercerá suas funções com no mínimo 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) horas semanais, por um período de até 05 (cinco) meses, podendo fazer jus, enquanto no exercício da monitoria, a uma bolsa-auxílio incidente sobre, no máximo, 06 parcelas da semestralidade (cotas 1 a 6 ou 7 a 12), em valor fixado no termo de compromisso.
3º – A bolsa auxílio incidirá a partir da assinatura do termo de compromisso, não retroagindo seus efeitos até o final do período letivo, salvo as hipóteses de rescisão previstas neste Regulamento, no Termo de Compromisso e outras normas.
4º – Na hipótese do candidato à monitoria remunerada que tenha sido selecionado ser beneficiário de outro desconto nas parcelas mensais, proveniente de convênios, projetos ou outros congêneres, este será cancelado, passando a incidir o desconto da Monitoria enquanto perdurar o Termo de Compromisso firmado, findo o qual, o monitor poderá reativar o desconto de origem, caso este ainda vigore.
5º – No caso do aluno ser beneficiário de outro desconto, este deve solicitar, junto ao protocolo a suspensão provisória desse benefício.
6º – Ao término da monitoria será concedido ao candidato, mediante aprovação pelo comissão de monitoria, um certificado de 80 horas de monitoria, bem como concessão de 20 horas de atividades complementares no currículo acadêmico do aluno;
Art. 3º – As funções de Professor Orientador de Monitoria serão exercidas pelo docente da disciplina escolhida, conforme dispuser o Plano de Monitoria do respectivo campus.
DAS ATRIBUIÇÕES
Art. 4º – São atribuições do Monitor:
a) colaborar com o docente em atividades didático-científicas, na realização de trabalhos práticos e experimentais, em atividades em sala de aula e em laboratórios, na orientação de alunos esclarecendo e tirando dúvidas;
b) Responder dúvidas dos alunos em fórum eletrônico, em até 5 dias decorridos da postagem da dúvida;
c) participar de atividades que propiciem o seu aprofundamento na disciplina, através da pesquisa, redação de monografia, revisão de textos e resenhas bibliográficas;
d) elaborar relatório semestral das atividades desenvolvidas;
e) assinar Termo de Compromisso ao ingressar na Monitoria e, em caso de desistência do programa, justificar-se junto à direção do campus onde exerce a monitoria, comunicando o fato por escrito, através de requerimento, junto ao protocolo da instituição;
f) repor as atividades decorrentes de faltas, quando houver.
Parágrafo Único: As atribuições do monitor são exclusivamente auxiliares.
Art. 5º – São atribuições do professor-orientador de monitoria:
a) definir o plano de orientação ao monitor da disciplina, do qual constarão as atribuições do Monitor, os objetivos a serem alcançados, as atividades específicas destinadas ao estimulo à carreira do Magistério, as formas de acompanhamento e avaliação do desempenho;
b) avaliar, na presença do monitor, o relatório mensal, emitindo parecer;
c) elaborar o relatório semestral das atividades executadas para apresentação ao coordenador de curso;
d) indicar ao coordenador respectivo a dispensa do monitor, mediante exposição de motivos;
e) acompanhar a frequência dos monitores às atividades realizadas no fórum eletrônico ou encontros presenciais de estudo;
f) emitir certificado de participação no programa de monitoria, assinando junto com o diretor de campus.
Art. 6º – A prova seletiva será realizada na seguinte data: DD/MM/AAAA, de HH:MM as HH:MM, sendo:
a) Forma de avaliação: Prova escrita da disciplina pretendida, com 20 questões, sendo 10 fechadas e 10 abertas, com valor de 0,5 pontos cada;
b) Local: A prova será realizada na sala de aula “AUDITÓRIO D3: ao lado do EAD, entre os blocos A1 e B1;
c) Divulgação dos resultados: O resultado será divulgado na secretaria do campus no dia 25/08/2017.
Parágrafo Único – Não será permitida a inscrição de aluno em situação de trancamento ou abandono. Além disso, para o exercício da monitoria, a assinatura do Termo de prestação de serviços educacionais do aluno deverá ser efetivada até o dia 10 de fevereiro, no primeiro semestre, e até o dia 10 de agosto, no segundo semestre dos respectivos anos.
Art. 7 º – O processo seletivo será realizado por Comissão Examinadora constituída por três docentes, que indicará os candidatos habilitados, classificando-os, obrigatoriamente, em ordem decrescente para o preenchimento de vaga, considerando-se aprovados os que obtiverem média igual ou superior a 8,0 (oito), nota esta alcançada após avaliação de prova escrita.
Parágrafo Único – Serão utilizados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:
1) maior nota obtida na disciplina cursada;
2) coeficiente de rendimento (CR);
3) maior número de disciplinas já cumpridas.
Art. 8 º – Não será permitida acumulação de Monitorias, nem a monitoria com outra ajuda de custo que obrigue o cumprimento de carga horária específica.
Art. 9 º – A dispensa da monitoria será homologada pela Comissão de Monitoria, diante de razões apresentadas pelo diretor geral, a pedido do aluno, ou se forem verificadas infrações a este regulamento.
Art. 10 º – Será cancelado o termo de compromisso do aluno:
a) que durante o semestre letivo a que se refere o concurso tiver sua situação acadêmica definida como trancamento ou não inscrito;
b) cujas faltas ultrapassarem 15% das horas de atividades mensais previstas no Plano de Monitoria do Campus.
Art. 11 º – Os casos omissos neste Regulamento serão analisados pela Direção Geral do campus.
Art. 12 º – As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste endereço, de 27/07/2017 até as 23:55 do dia 16/08/2017. Caso o candidato não atenda as condições deste edital, será automaticamente desclassificado.
Art. 13 º – As disciplinas que terão monitoria são escolhidas pelo Colegiado de Cursos.
6.2 FLUXOGRAMA DA MONITORIA
A Monitoria segue o seguinte fluxograma:
- Edital de Monitoria é ofertado anualmente;
- As provas são realizadas em regime de “Concurso”;
- Alunos que não se enquadrem no “Caput” do Edital são desclassificados;
- Classificação dos alunos é feita mediante a prova;
- Os alunos aprovados são convidados a assinar o Termo de Monitoria no Protocolo da Universidade;
- A bolsa de monitoria é aplicada na Ficha Financeira do aluno;
- O aluno irá preencher o Plano de Trabalho da Monitoria junto com o professor da disciplina;
- O aluno é avaliado durante o processo de monitoria pelo professor e pelos colegas através de Relatório Semestral e Ficha de Controle;
- A monitoria tem duração de 01 ano;
7. OUVIDORIA
A Ouvidoria do Centro Universitário Universo Belo Horizonte, representada pelos serviços Fale Conosco e Fala Aluno, é um órgão de promoção e defesa dos direitos de discentes, docentes, funcionários técnico-administrativos, comunidade externa, em suas relações com o Centro Universitário UNIVERSO BH em suas diferentes instâncias administrativas e acadêmicas, assim como na prestação de serviços.
No Aplicativo de celular “Meu Universo”, o aluno também conta com o serviço de Ouvidoria.
A Ouvidoria conta com sistema de Acompanhamento no Gerenciador Empresarial para registrar, acompanhar e responder as ocorrências: