1. INTRODUÇÃO
O Plano Institucional de Capacitação e Desenvolvimento Docente 2015-2019 apresenta-se calcado no Diagnóstico de Necessidades realizado pela Comissão Própria de Avaliação CPA junto aos colegiados de curso, bem como através dos indicadores das Pesquisas Ouvindo o Aluno e Ouvindo o Professor.
A Capacitação Docente na UNIVERSO reúne atividades didático-pedagógicas de caráter participativo e coletivo, com vistas ao atendimento do compromisso de educação da Universidade em consonância com sua Missão de “[…] de promover a formação integral do homem, dando oportunidade de educação para todos, fundamentada em valores éticos e morais e compromissada com as responsabilidades sociais da comunidade”.
A busca pela melhoria contínua nas escolas apesar de ser um conceito simples, não é fácil de se implementar. Há duas maneiras de se melhorar significativamente uma escola: conseguir professores melhores ou capacitar os professores que já se tem no quadro docente.
Este Plano de Capacitação Docente vem de encontro com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o Projeto Pedagógico Institucional – PPI e o Projeto Pedagógico de Curso – PPC, buscando estabelecer uma base para o treinamento e capacitação dos docentes da Universidade Salgado de Oliveira.
Para tanto, impõe-se que tais praticas reforcem a pertinência entre aquilo a que a Universidade se propõe e as novas competências exigidas não só́ pelo mundo do trabalho, mas também pelas vivencias do cotidiano.
No âmbito institucional trata-se de uma exigência que se fortalece atualmente, sobretudo quando novas demandas referentes à responsabilidade social são apresentadas às Instituições de Ensino Superior. Simultaneamente, há um ordenamento no campo educacional de competências humanas relacionadas às novas condições em que ocorrem os
processos de trabalho, às atitudes necessárias a uma convivência ética em sociedade e à constituição das bases de uma educação continuada.
Há, portanto, uma imposição de mudanças contínuas na universidade e no papel do professor. Esse último tem à frente inúmeros desafios. Dentre outros, o de atualizar-se continuamente, dominar diferentes formas de acesso ao conhecimento, adotar estratégias para que os discentes se integrem a equipes de pesquisa e de extensão e de instigar a curiosidade, o questionamento e a problematização.
Importa considerar, ainda, que as novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação apontam, também, desafios para as IES e para o professor universitário, em particular no tocante à compreensão do papel do docente nesse novo ambiente. Mais que nunca faz-se necessário a atuação de um professor apto a intervir eficazmente no processo de construção das competências prefiguradas nos perfis do egresso, a adotar procedimentos
metodológicos e de avaliação da aprendizagem inovadores e a utilizar ambientes virtuais de aprendizagem.
Ao mesmo tempo, observa-se uma crescente pressão da sociedade brasileira por um ensino de qualidade, expressa, formalmente, nas ações de regulação, supervisão e avaliação do Ministério da Educação – MEC -, implementadas por meio do Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
Pedagógica e estrategicamente, portanto, cabe ao docente da Universidade Salgado de Oliveira, como profissional central do desenvolvimento curricular, assumir a sua função viabilizando os processos de ensinar e de aprender que estejam compatíveis com os objetivos institucionais, com as demandas da sociedade e com os interesses e perspectivas diferenciadas dos alunos.
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