No dia 24 de novembro, a professora Liciane Faria Traverso Gonçalves esteve com os alunos do curso de Direito da Universo BH, no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade n. 640- BH/MG).
Na oportunidade, os alunos assistiram ao Documentário “Alforriado Matias ” e puderam compreender a relevância do Matias, homem escravizado que viveu durante o século XIX em BH, na atual região do Barreiro, na sua luta contra o racismo e a desigualdade no Brasil.
Vale lembrar que Matias foi um abolicionista que viveu como escravizado em Minas Gerais. Ele libertou outros escravizados e, com isso, mudou o curso da história na região do Barreiro, no auge do movimento abolicionista no Brasil, no século XIX. Foi assassinado na cadeia, onde foi levado por ter matado o escravocrata, dono da fazenda Barreiro, num conflito pelo seu direito à liberdade.
Assim, os alunos puderam compreender a história desse homem que desempenhou papel fundamental na luta contra a escravidão em Belo Horizonte e a relevância da identidade sociocultural de um povo.