O projeto possui como intenção apostar na proposta como tecnologia educacional mediadora que discutirá os efeitos das diferentes mídias na produção de subjetividades trabalhando recortes de filmes como recurso didático, poderá abranger discussões interdisciplinares como o curso de Direito e Enfermagem ao tratarmos de variáveis temas nas tramas como a questão da eutanásia.
Sob responsabilidade da Professora Luciana Gáudio Frontzek, a atividade foi promovida aos alunos do 3º período de Psicologia, ocorrendo duas vezes ao semestre. Os alunos Yve Thomé, Maria Teresa Santiago, Andrea Regina Lima Guadanini, Bryan Assis, fazem parte da equipe participante.
A influência dos filmes pode constituir-se como uma ferramenta de auxílio para a compreensão de diversos conceitos, sendo assim, os filmes não só informam, mas são capazes de nos tocar, favorecendo novas formas de lidar com nossas questões e conflitos.
Utilizar o cinema como ferramenta de aproximação do indivíduo com suas questões bases e centrais da vida é um ganho de aproximação e conexão da fantasia do cinema com o real da vida cotidiana, pois todos os filmes têm um conteúdo psicológico efervescente, explodindo de dramaticidade humana, esse drama pode ser visto a partir de muitos ângulos.
O conceito de catarse que os filmes trazem pode contribuir para a reflexão, no âmbito da educação e do sentido, bem como pode criar as condições e possibilidades para transformar, qualitativamente, o espectador em contato com o filme/cinema, isto alinhado a apresentação da análise teórica de textos acadêmicos que serão discutidos juntamente com os filmes potencializará as discussões e reflexões contemporâneas sobre o ato de viver, criando esse espaço de experimentação.