1. INTRODUÇÃO
Considerando que a formação acadêmica deve refletir os valores institucionais, a UNIVERSO coloca em prática os princípios que considera indispensáveis à ação educativa, devidamente inseridos no Projeto Pedagógico de cada curso – PPC. Cada PPC deve prever o egresso que pretende formar, o que propõe ensinar aos alunos e os métodos que deseja empregar. A formação acadêmica deve não apenas dar condições para que as pessoas exerçam uma profissão com dignidade, mas prepará-las para o enfrentamento das dificuldades apresentadas pela experiência da vida em sociedade.
É preciso considerar como o aluno vai utilizar o conhecimento obtido, como vai refletir a respeito dos problemas que o cercam e como vai avaliar as repercussões diretas e indiretas de suas ações no contexto social.
Em suas propostas de formação, constantes no PDI e no PPI, os cursos oferecidos pela UNIVERSO devem ser construídos em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e privilegiar o que é essencial na constituição do saber, indispensável para todo aquele que pretende trabalhar numa determinada área. É preciso conceber os currículos como elementos determinantes na produção da autonomia, trabalhando competências gerais que permitam aos estudantes a atualização contínua que lhes dê condições de adaptar o que sabem a novas exigências resultantes de transformações da realidade. A consolidação dessas propostas deve sustentar-se numa metodologia intencionalmente
voltada para o aprendizado da reflexão, do exercício da atividade intelectual, da rigorosa e crítica inserção do estudante nos domínios das ciências, da tecnologia e das humanidades.
É política utilizada na UNIVERSO a premissa de que em cada curso da Instituição é necessário utilizar princípios educacionais descobertos pela Ciência em várias áreas. O conhecimento existente em diferentes áreas e produzido por diferentes processos possibilita o acesso a conceitos orientadores. Tais conceitos, já investigados e testados, merecem ser utilizados como princípios importantes para o trabalho educacional.
Ainda, para a Instituição, é imprescindível trabalhar com uma clara noção do significado da expressão educação de nível superior. Uma clara concepção sobre o que significa educação de nível superior é mais um componente dos princípios gerais que constituem os elementos para delinear diretrizes para um ensino de graduação de alto valor para a sociedade. Essa expressão se refere a um conceito orientador constante das ações que constituem o trabalho de todos na UNIVERSO.
Este documento trata das políticas de ensino da Pós-Graduação Lato-Sensu da Universo, bem como diretrizes para implementação, e os programas de Pós-Graduação do campus Belo Horizonte.
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