1. INTRODUÇÃO
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma pratica educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Atividades Complementares às grades dos cursos de
graduação.
Na atual conjuntura, além de conhecimentos acadêmicos, uma constante análise da realidade e reflexões à respeito do cotidiano devem ser levados em consideração no processo de formação dos discentes pelas IES’s. Por essa razão, as Diretrizes Curriculares para os Cursos, definidas pelo Ministério da Educação – Conselho Nacional da Educação (PARECER N.º:CNE/CES 492/2001º) define:
Flexibilidade dos currículos plenos, integrando o ensino das
disciplinas com outros componentes curriculares, tais como:
oficinas, seminários temáticos, estágio, atividades
complementares.
As atividades complementares visam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e são consideradas como complementação dos currículos dos cursos de graduação, conforme diretrizes do Ministério da Educação:
As atividades complementares curriculares são componentes
curriculares que possibilitam o reconhecimento por avaliação,
de habilidades, conhecimentos e competências do aluno,
inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a
pratica de estudos e atividades independentes, transversais,
opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas
relações com o mundo do trabalho e com as ações de
extensão junto à comunidade. (Parecer do Conselho Nacional de
Educação/Câmara de Ensino de Educação: 134 de 04/06/2003)
As atividades complementares permitem ao acadêmico realizar trabalhos práticos ligados à profissão que escolheu, desde o primeiro semestre do curso. Neste contexto, a UNIVERSO BH, através da Gestão dos Cursos, busca fortalecer a articulação teóricoprática no processo da formação profissional, criando espaços através de atividades
extracurriculares, pesquisa e extensão realizadas dentro ou fora da IES, que fomentem a construção de competências e habilidades técnico-operativas, compondo assim o perfil esperado para seus egressos, que deve estar coerente com o projeto teóricometodológico e ético-político de cada profissão.
Para acesso do conteúdo na íntegra, acesse o link :
https://www.pdf.investintech.com/preview/8d47a8d2-b86c-11e8-b59b-0cc47a792c0a/index.html