1. INTRODUÇÃO
Na sociedade do conhecimento, a Universidade tem papel de destaque, visto que é o lócus tradicional da produção do conhecimento. Nesta perspectiva, as políticas de pesquisa / iniciação científica da UNIVERSO buscam contribuir para a concretização e o fortalecimento do papel social da Comunidade, não só pela contribuição na formação acadêmico-profissional ou pelo desenvolvimento do conhecimento científico, mas também pela relevância social de seus projetos de pesquisa / iniciação científica.
Desta forma, reconhece que a qualidade acadêmica é caracterizada pela integração entre ensino, pesquisa e extensão, orientada pelas demandas da sociedade na qual está inserida. Sendo assim, propõe políticas de pesquisa / iniciação científica que têm por finalidade:
• Estimular a atividade de pesquisa / iniciação científica, entendendo esta, como mecanismo de transferência de conhecimento para a sociedade e decontribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural.
• Reforçar o papel da pesquisa / iniciação científica, nos cursos degraduação e pós-graduação lato sensu como o grande diferencial de sua qualidade acadêmica.
• Promover a pesquisa / iniciação científica consoante os eixos temáticos que norteiam a pesquisa / iniciação científica da graduação e as áreas e linhas de pesquisa / iniciação científica dos seus programas de pósgraduação.
• Estimular a produção discente integrada à produção docente.
• Fomentar práticas pedagógicas que pontuem e valorizem iniciativas de permanente associação do ensino à pesquisa / iniciação científica.
• Desenvolver pesquisa / iniciação científica integrada aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e às atividades de extensão universitária.
• Estimular o Programa de Iniciação Científica. As políticas de pesquisa / iniciação científica na UNIVERSO têm seu alicerce na concepção educacional proposta pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) que estrutura suas bases curriculares pelo paradigma da Troca Dialógica, reconhecendo que as ações de ensino são resultantes da inter-relação entre os programas de pesquisa / iniciação científica e extensão, definindo eixos temáticos que norteiam as pesquisas
desenvolvidas nos cursos de graduação. Neste contexto, os eixos temáticos são:
• Democracia, cidadania e responsabilidade social.
• Ética e direitos humanos.
• Políticas públicas: educação, saúde e segurança.
• Pluralidade cultural e discriminação.
• Meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
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